ZINCO SÉRICO

Informações sobre a coleta:
ZINCO SÉRICO

PALAVRAS CHAVES
ZN
ZN NO SANGUE

CONDIÇÕES
- Soro (kit de metais pesados).

******SOLICITAR KIT ESPECÍFICO ANTES DA COLETA******

VOLUME RECOMENDÁVEL
2,0 mL.

TEMPO DE JEJUM
Jejum 8 horas.

CONSERVAÇÃO
Ate 5 dias entre 2o e 8o C.

INSTRUÇÕES
-Coletar material no tubo de transporte do kit fornecido pelo REAÇÃO, composto por tubo de coleta a vacuo 13X100, rolha branca, sem aditivos, capacidade de aspiracao de 6 mL de sangue total e tubo de transporte, 13 X 75 mm, sem aditivo, rolha branca, capacidade 3 mL.
-O contato do sangue com metais, vidro, borracha, poeira e alguns tipos de plastico (polietileno), pode contaminar a amostra.
Instrucoes para o uso do kit para dosagem de metais em geral:
-Proceder a coleta utilizando o tubo de rolha branca, 13 X 100 mm, com capacidade de aspiracao de 6 mL.
-Pelo fato de nao haver ativador de coagulo, nao e necessario a homogeinizacao do tubo pos coleta;
-Apos coleta, manter o tubo na posicao vertical, ate a completa coagulacao, mantendo a temperatura ambiente.Nao refrigerar.
-Como o Tubo é de plástico P.E.T, o tempo de coagulação completa e retracao do coágulo, é maior que os tubos de vidro.
-Apos a coagulacao e a total retracao do coagulo, identificada pela presenca de soro livre acima da camada de hemacias, proceder a centrifugacao do material, ate a obtencao do soro livre em quantidade suficiente.
-NAO CENTRIFUGAR ANTES DE OBSERVAR A COMPLETA RETRACAO DO COAGULO, pois pode haver a coagulacao superficial da fibrina, formando uma camada de fibrina, que retem o soro, impedindo a sua transferencia para o tubo de transporte.
-Se houver a formacao do coagulo de fibrina, nao introduzir ponteiras ou pipetex, ou palitos de madeira, no interior do tubo, pois este procedimento podera gerar contaminacao exogena do soro por metais, falseando o resultado.
-Apos a retracao do coagulo e a centrifugacao, destampar o tubo de transporte 13 X75 mm, de capacidade de 3 mL, e transferir o soro tuboa tubo( virar o tubo de coleta para o tubo menor).
-Tampar o tubo de transporte e enviar refrigerado ( 2 oC a 8oC).
- Rejeitar qualquer tipo de hemólise.

CONSERVAÇÃO PARA ENVIO - LABORATÓRIOS
Ate 5 dias entre 2o e 8o C.

Formato de resultado do exame ZINCO (SORO)
METODO: ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORCAO ATOMICA (CHAMA)
RESULTADO:
VALOR DE REFERENCIA: 70,0 A 120,0 MCG/DL

Informações complementares:
ZINCO SÉRICO O zinco é um "elemento-traço" essencial para o organismo humano. Está presente, como metaloenzima, em virtualmente todos os pontos do metabolismo, destacando-se na síntese de proteínas e na expressão gênica em geral. Atua como cofator na atividade funcional de 300 enzimas diferentes, inclusive em algumas envolvidas na síntese de RNA e DNA. - Deficiência de zinco condiciona a retardo de crescimento corporal e da maturação esquelética, atrofia testicular e hepatoesplenomegalia. Deficiência moderada de zinco é caracterizada por retardo de crescimento em crianças e adolescentes, hipogonadismo em homens e redução das respostas imunológicas, entre outras manifestações. Hemácias contém 8 vezes mais zinco que o plasma e, portanto, amostras hemolisadas não podem ser utilizadas para esta análise.